segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Bom Carnaval


Para os meus alunos e seus familiares um bom Carnaval acompanhado de muita diversão e algumas partidas.
Para os pequenotes, em especial, aproveitem para descansar.
Beijinhos e até quinta-feira.

Desfile de Carnaval

No dia 20 de Fevereiro festejámos o Carnaval na nossa escola. Todos viemos mascarados (inclusive a nossa professora). Estávamos todos muito bonitos e bem fantasiados. Fizemos um desfile pelas ruas da Cruz de Pau, acompanhados pelos nossos familiares. Quando regressámos à escola seguiu-se o concurso de máscaras. Foram eleitas as 3 máscaras mais bonitas da escola. E não é que uma dessas 3 máscaras foi a do nosso André Costa!? Ele estava mesmo deslumbrante de Cavaleiro. Aqui fica o registo fotográfico desse belo dia.

A turma do 1º ano - duplo da manhã



A turma do 1º ano - duplo da manhã mais a professora


O André Costa, um dos 3 vencedores do concurso de máscaras da escola.

Máscaras de Carnaval

Como o Carnaval já está à porta, resolvemos fazer umas máscaras para comemorar. Depois de concluídas fizemos um concurso e foram escolhidas as 6 mais bonitas. Aqui fica o registo fotográfico.

As seis máscaras vencedoras

Locomoção dos animais

Continuamos na nossa viagem pelo maravilhoso mundo dos animais. Desta feita, estivemos a falar sobre as várias formas como os animais se deslocam. Ficámos a saber que os animais podem deslocar-se nadando, voando, correndo e rastejando. Foi um tema muito engraçado e que nos fez pensar. Para consolidar o tema cada um de nós desenhou e pintou animais que nadam, que voam, que correm e que rastejam. Depois dos trabalhos concluídos cada um de nós apresentou o seu trabalho à turma. Aqui ficam 4 amostras dos trabalhos elaborados.




Elaborado por Rafael Amores


Elaborado por Raquel Correia



Elaborado por Bárbara Coelho


Elaborado por Diogo Lemos

Reconhecimento da rima – PNEP

Mais uma actividade do PNEP. Desta vez, trabalhámos o tema a rima. Foram apresentadas 3 imagens de cada vez e os alunos tinham de dizer quais eram as 2 imagens cujas palavras rimavam. Posteriormente, pintavam as imagens numa ficha de trabalho. Como já estão crescidos e já sabem escrever a actividade seguinte foi desenhar a imagem e escrever a palavra que rimava com a apresentada.
Por fim, foi apresentada uma quadra sobre um rato muito distraído que só fazia disparates. Os pequenotes tinham de fazer a divisão silábica das palavras apresentadas e escrevê-las nos sítios certos de modo a rimarem. Mais uma actividade bastante participada pelos meus meninos e meninas.

Algumas das imagens trabalhadas


Muito concentrados a trabalhar ...


Uma das fichas trabalhadas

Outra das fichas trabalhadas

Revestimento do corpo dos animais

Continuamos a “viajar” no mundo dos animais. Desta vez, falámos sobre o revestimento do corpo dos animais. Há animais que têm o corpo coberto de pêlo, outros de penas, outros de escamas e outros têm carapaça. Descobrimos, em conjunto, muita variedade de animais. Para consolidar o tema cada aluno desenhou e pintou animais com pêlo, com penas, com escamas e com carapaça. Depois dos trabalhos concluídos, cada aluno, apresentou o seu à turma. Aqui ficam 4 amostras dos trabalhos elaborados.


Elaborado por Madalena Mendes

Elaborado por André Costa


Elaborado por César Banza

Elaborado por Inês Ascenso

A menina que detestava livros de Manjusha Pawagi, parte II

No dia 17 de Fevereiro fizemos o reconto oral da história “A menina que detestava livros”. Posteriormente, cada aluno ilustrou a parte de que mais gostou e apresentou-a à turma. Aqui ficam algumas das ilustrações, por sinal, bem bonitas!


Ilustrado por Rodrigo Santiago

Ilustrado por Pedro Mestre

Ilustrado por Tomás Gigante


Ilustrado por Leandro Sanca

A menina que detestava livros de Manjusha Pawagi, parte I

No passado dia 16 de Fevereiro a nossa Beatriz trouxe para a sala de aula mais um livro. Desta vez, o livro tinha como título “A menina que detestava livros” de Manjusha Pawagi. O livro foi lido em voz alta e cada criança reflectiu sobre a importância de ler. O livro foi do agrado de todos pois resultou numa história surpreendente.


sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dia de São Valentim

Para celebrarmos o dia de São Valentim, cada aluno elaborou um postal. Depois de concluídos quem quis oferecer o postal a alguém da sala de aula pode fazê-lo. A grande maioria quis levá-lo para casa. Foi um momento de ternura protagonizado pelos nossos pequenotes.
Para finalizar e aproveitando uns corações que a Bárbara me ofereceu elaborámos um cartaz que foi afixado na entrada da escola.
Aqui ficam as fotografias dos postais e do cartaz.




Postais de São Valentim elaborados pelos alunos.



Cartaz do Dia de São Valentim.

A visita da mãe e do mano da Inês.

Como o prometido é devido, na sexta-feira tivemos a visita da mãe da Inês (a senhora Sara Ascenso) e do mano da Inês (o anjinho Duarte).
Foi uma surpresa para todos! Ficaram encantados com a simpatia quer da mãe da Inês, quer do Duarte. É de salientar a doçura com que alguns anos trataram o Duarte.
Um grande beijinho para a mãe da Inês pela simpatia e colaboração e uma beijoca especial para a “nossa” estrela, o Duarte.
Aqui fica o registo!


O que as árvores necessitam para crescerem???

Olá a todos!
Depois de termos falado daquilo que as plantas necessitam para crescerem fizemos um cartaz colectivo onde está retratada uma árvore e aquilo que ela necessita para crescer (ar, água, terra e sol).
Não é para me “gabar” mas o resultado final está espectacular! Parabéns aos pequenotes!
Beijinhos para todos!


terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Nova sessão do PNEP

Olá a todos! Na passada quarta-feira tivemos novamente a visita da Professora Isabel. Desta vez a nossa professora mergulhou de cabeça nas novas tecnologias e deu-nos uma aula com videoprojector e computador. Apresentou-nos a lengalenga “Rrrrr” de José Carlos de Vasconcelos. A lengalenga além de ter palavras também tinha imagens associadas a algumas dessas palavras. Tivemos que as memorizar, identificar e por fim resolver uma ficha de trabalho com lacunas para preenchermos. Foi uma aula diferente e bastante divertida.
Aqui ficam as fotografias “sobreviventes”. (Desta vez a fotografa não estava nos seus dias).



segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Plantas e animais

Olá a todos! Na área de Estudo do Meio temos andado a estudar os animais e as plantas. Os nossos meninos e meninas já sabem do que precisam os animais e as plantas para viverem felizes. Aqui fica o registo em relação às árvores. Cada um desenhou uma árvore e registou o que ela precisa para viver.
P.S. É também visível a letra R. Esta foi a letra que fez mais sucesso pois temos alguns pequenotes cujos nomes começam pela letra R (Rafaela, Rafael, Raquel, Rodrigo Almeida e Rodrigo Santiago).









quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Obrigada pais!



Olá pais! Desta vez venho agradecer a vossa participação através dos comentários que têm deixado no blog. É uma mais valia para todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos nossos pequenotes. Continuem a manifestar as vossas opiniões e podem também deixar sugestões. Beijinhos para todos!

Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento

Ontem, dia 3 de Fevereiro, fomos visitar o Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações. Esteve um dia muito chuvoso e não aproveitámos grande coisa.
No pavilhão visitámos as salas designadas por: Espaço; Vê, Faz e Aprende e por fim o Explora. Das três salas, a que mais gostámos foi a do Vê, Faz e Aprende.
Correu tudo bem, com a excepção do pequenote Rodrigo Almeida se ter magoado. Apanhámos um valente susto, mas no fim, não foi nada de grave.
Aqui fica o registo, com uma fotografia e quatro trabalhos do que mais gostámos e do que menos gostámos.
Agora ficamos a aguardar pela próxima visita.




Depois da visita foi hora de lanchar. Estávamos cá com tanta fome!?!



Ilustrado por João Tenreiro.



Ilustrado por Rodrigo Almeida.

Ilustrado por Rafaela.

Ilustrado por Alexandre.

"A mais louca viagem no espaço" - parte II

Depois de termos visto a peça de teatro “A mais louca viagem no espaço” reflectimos sobre o que se tinha passado. Chegámos à conclusão que a imaginação é muito importante (faz-nos sonhar); a vida a preto e branco e sem sentimentos é muito triste (não é nada divertida) e que a vida com cores e emoções é que é essencial para o nosso bem-estar. Para terminarmos a nossa actividade cada um ilustrou a parte de que mais gostou. Aqui ficam quatro exemplos.


Ilustrado por Madalena Gandum.

Ilustrado por Beatriz Igreja.


Ilustrado por João Amaro.


Ilustrado por André Teodósio.