segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Feliz Natal e um Bom Ano Novo

Desejo um Feliz Natal e um Bom Ano Novo aos meus alunos e às suas famílias. Que o ano de 2009 traga tudo aquilo que desejam. Beijinhos para todos!
P.S. Já estou a morrer de saudades vossas.
A professora,
Eugénia Rebelo.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Festa de Natal e sorteio do cabaz

Hoje, dia 18 de Dezembro fizemos a nossa festinha de Natal. Correu tudo muito bem.
Todos gostaram da nossa canção.
No final da festa foi feito o sorteio do cabaz de Natal. O feliz contemplado foi o pai de uma aluna do 4º ano.
Mais uma vez, obrigado ao Pingo Doce pelo cabaz que nos ofereceu.



O cabaz de Natal oferecido pelo Pingo Doce.

A vencedora do cabaz.

Os nossos anjos

Ora com tanta azáfama nestes últimos dias acabámos por não terminar os nossos anjinhos. Ficaram carecas! Quem quiser pode colocar fios de lã e fazer uma cabeleira.
Aqui ficam eles.
Feliz Natal!

Visita nocturna do Pai Natal

Na quarta-feira, dia 17 de Dezembro, quando chegámos à sala de aula, pela manhã, estava em cima da mesa da nossa professora um saco vermelho com uma carta. Um mistério para resolver! A professora leu-nos a carta. Imaginem de quem era? Era do PAI NATAL! Veio visitar a nossa sala, mas de noite, e como não estávamos lá deixou dois presentes para cada um de nós (um livro e um chocolate). Para a nossa professora deixou um livro que se chama “Uma estrela especial” de M Christina Butler e Caroline Pedler para ela nos ler. Depois de ouvirmos a história fizemos uma ilustração. Aqui vão algumas fotografias. Gostámos muito da surpresa do Pai Natal.


Saco do Pai Natal e a carta.



As prendas deixadas pelo Pai Natal (livros e chocolates).

O livro “Uma estrela especial” de M Christina Butler e Caroline Pedler que a professora leu.

Ilustração da história por Rodrigo Santiago.



Ilustração da história por João Amaro.




Ilustração da história por Madalena Gandum.


Ilustração da história por Rafael Amores.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Roda viva

Olá a todos!
Estes últimos dias têm sido uma roda viva. É fazer os testes de avaliação trimestral (Estudo do Meio e Matemática já estão. Amanhã é o de Língua Portuguesa. Malditas borboletas, voltaram a aparecer); é construir a prenda de Natal para os meninos levarem para casa (é surpresa) e é ensaiar a canção de Natal para a nossa festinha. A canção chama-se "Natal Africano" e foi do agrado de todos. Já está toda sabidinha na ponta da língua. Agora para complicar acrescentámos gestos. Acredito que os nossos pequenotes vão fazer um brilharete.

Beijinhos para todos.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Participação do Pingo Doce

Estamos perto do Natal. A nossa escola tem como tradição elaborar um cabaz de Natal e a receita obtida com a venda das rifas reverte a favor de uma viagem de finalistas à Serra da Estrela. As professoras escreveram uma carta para o Pingo Doce participar com os artigos para o cabaz. Como sabemos que este grupo é bastante solidário e participativo em iniciativas de solidariedade tinhamos uma grande esperança que eles nos auxiliassem. Já recebemos a resposta e não nos deixaram ficar mal. O Pingo Doce, em especial a loja nova no Pragal irá oferecer o cabaz de Natal. Em nome do corpo docente e restante comunidade educativa, o nosso muito obrigado.
Ficamos gratos pela vossa disponibilidade e amabilidade.
O cabaz será sorteado no dia 18 de Dezembro.
Viva o Pingo Doce!

Carta para o Pai Natal


Olá pais! Hoje estivemos a escrever a carta para o Pai Natal. Como os nossos meninos ainda não sabem escrever muitas palavras trouxeram revistas de publicidade dos hipermercados e recortaram e colaram as prendas que querem receber. No fim, também fizeram um pedido especial de algo que não se compra (como exemplo: paz, amor, carinho, saúde, ...). Amanhã tenho como missão ir enviar, pelo correio, as cartas para o Pai Natal. Ficamos à espera da resposta. Agora temos algumas cartas para mostrar.






quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pequenas obras de arte sobre a peça de teatro

Hoje, depois de termos feito o reconto oral da peça de teatro "Eli, a elefanta bebé" a professora lançou-nos um desafio. Cada um de nós iria desenhar e depois pintar o que mais tinha gostado na dita peça. Depois dos desenhos feitos iriam ser seleccionados 8. Quatro vão aparecer no blog e os outros 4 irão para o jornal da escola. Que belas obras de arte os nossos pequenotes realizaram. Foi difícil a escolha!







Festa de Natal da Câmara Municipal do Seixal

No dia 9 de Dezembro fomos à festa de Natal da Câmara Municipal do Seixal. Os animadores de serviço foram o palhaço Companhia e o Avô Cantigas. Foi muito divertido. Cantámos e dançámos muito. Só foi pena o Pai Natal não ter aparecido.


Ida ao Teatro Tivoli

No dia 5 de Dezembro fomos à nossa primeira visita de estudo. Essa visita foi ao Teatro Tivoli em Lisboa e fomos ver a peça “Eli e a elefanta Bebé”. A viagem correu dentro da normalidade. A peça de Teatro foi muito divertida e portámo-nos todos muito bem.


Fomos conhecer Eli e Alice, e a maravilhosa história de uma amizade única. Uma história actual, cheia de peripécias e recheada de muitas emoções. Um musical que nos leva a conhecer um outro continente, os seus diversos habitantes, os seus hábitos e costumes e, ao mesmo tempo, a universalidade dos sentimentos, dos valores e das emoções mais genuínas. Conhecemos um pouco do universo tão rico que os elefantes nos oferecem, com todas as suas incríveis características tão cheias de delicadezas e subtilezas. Sempre acompanhados de muita música, cor e alegria! (Resumo retirado da página da internet do Teatro Tivoli)

Hora do conto

Como gostamos muito de ouvir história, todos os dias, levamos para a sala de aula livros para a nossa professora ler cinco minutos antes de tocar para a saída. Desta vez a Beatriz trouxe um livro que se chama "O Rei Batoteiro" de Margarida Castel-Branco. Está a ser muito interessante!

"Era uma vez um conto ..."

No passado dia 27 de Novembro iniciou-se uma actividade diferente na nossa escola. As professoras juntaram-se e escolheram um livro para ser explorado. O livro seleccionado chama-se "Pede um desejo" de Inês de Barros Baptista. Uma vez por mês, mais coisa menos coisa, as professoras da escola saem da sua sala de aula e vão para as outras salas. Ou seja, a professora Eugénia do 4º ano lê o conto a todos os anos de escolaridade; a professora Almerinda do 2º ano resolve uma situação problemática com todos os anos de escolaridade, a professora Eugénia do 1º ano faz expressão plástica "riscos e rabiscos" com todos os anos de escolaridade e a professora Anabela faz o "movimento e drama" com todos os anos de escolaridade. Parece confuso, mas não é. Até é bastante engraçado. Assim conhecemos bem, todas as professoras da escola! Neste dia trabalhámos um capítulo do livro que se chama "Pede um desejo - Alegria". Estamos ansiosos que chegue a próxima vez, mas agora só para o ano.


Visita da professora Isabel (formadora de Língua Portuguesa)

No dia 26 de Novembro a professora Isabel voltou à nossa sala. A nossa professora deu uma aula sobre a noção de palavra, divisão silábica e depois comparámos as imagens com o tamanho de algumas palavras. Desta vez temos algumas fotografias desta sessão para mostrar. Foi muito divertido!




Os rectângulos representam as palavras e os círculos são as sílabas que constituem essas mesmas palavras.

Ficha de trabalho que fizemos a pares. Tinhamos de pintar o número de círculos correspondente às sílabas de cada imagem (palavra).

Agora estávamos a pintar as imagens da ficha de trabalho.

Nesta última fase tinhamos de ser nós a desenhar e a pintar o número de círculos correspondente ao número de sílabas de cada imagem (palavra). Exemplo: a palavra urso tem 2 sílabas, portanto desenhámos 2 círculos.


Mais um exemplo. A palavra formiga tem 3 sílabas. Desenhámos 3 círculos.

No final construímos um painel onde colocámos imagens - palavras grandes/coisas pequenas) e palavras pequenas/coisas grandes.

"Praga" de borboletas na barriga

No dia 21 de Novembro, pela primeira vez, a nossa professora fez uma avaliação da leitura, com direito a cor de bolinhas e tudo. Cor verde para quem leu muito bem, amarelo para quem se atrapalhou um pouquinho e vermelho para quem não conseguiu ler. Houve grande nervosismo na sala de aula. O Rodrigo Santiago dizia que lhe doía muito a barriga e a Raquel fartou-se de chorar. Até o João Tenreiro disse que estava um bocadinho nervoso! Claro que para o Alexandre esta leitura foi "canja de galinha", pois ele já sabe ler muito bem. Neste dia houve borboletas à solta em todas as barrigas dos meninos e meninas. Ah ... Estão todos de parabéns! Não houve bolas vermelhas, mas, alguns ainda têm de melhorar.
P.S: Canja de galinha, quer dizer, algo muito fácil.


Novas viagens pela mundo da matemática

No dia 13 de Novembro a nossa professora explicou-nos o que são situações problemáticas, e claro, como se resolvem. Depois de nos dedicarmos ao trabalho já percebemos como se resolvem e já nos tornámos uns especialistas. Ora aqui estão alguns exemplos.



"O Rei Cota" acompanhado de uma surpresa

No dia 5 de Novembro tivemos uma surpresa. A nossa professora iniciou uma formação em Língua Portuguesa. Então, pela primeira vez veio à nossa sala a formadora da nossa professora. Mas foi surpresa! Nós não sabiamos dessa visita. Ficámos a conhecer a Isabel. Ela foi muito simpática e até leu uma história em conjunto com a nossa professora. E imaginem... A história que nos leram foi "O Rei Cota" de Margarida Castel-Branco, uma das histórias preferidas da nossa professora. Até fizemos uma ilustração da parte de que mais gostámos.

Fábula "A lebre e a tartaruga"

No dia 21 de Outubro a nossa professora leu-nos uma fábula de La Fontaine. Tinha como título "A lebre e a tartaruga". Já todos tinhamos ouvida esta história mas desta vez foi contada de maneira diferente. Tinha músicas e tudo! A professora explicou-nos a fábula e a sua moral.
Até ao Natal cada um de nós irá elaborar um livro contando esta mesma fábula para depois levarmos para casa.

16 de Outubro de 2008 - Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

No passado dia 16 de Outubro celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação. Para comemorarmos este dia a nossa professora pediu para trazermos uma peça de fruta, à escolha. Com essas peças de fruta fizemos uma salada de frutas. Estava tão deliciosa que até repetimos.
Com a contagem das diferentes frutas que trouxemos construímos um gráfico.
Foi uma actividade muito divertida e gostávamos de repetir.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Tarefas

Na sala de aula, todos os alunos têm tarefas a cumprir.
Existe também todas as semanas um chefe por grupo. Esse chefe tem como função fazer com que os colegas cumpram as regras de funcionamento. No fim do dia o mesmo chefe atribui aos colegas, com a concordância ou não da professora, a cor da bola correspondente ao comportamento.

Regras

Para um bom funcionamento da sala de aula é necessário que existam regras.
No 1º dia de aulas os alunos escolheram as regras a serem cumpridas. Como ainda não sabem escrever eles ditaram e eu escrevi. Cada regra está associada a uma imagem que eles coloriram em grupo. O cartaz está afixado na sala.
Serão todos capazes de cumprir as regras?!

A nova aventura





A nova aventura do 1º ano - turno da manhã começou no dia 15 de Setembro. As personagens principais são 24 pequenotes que iniciaram, neste mesmo dia, uma nova etapa das suas vidas. Logo pela manhã, lá foram entrando a medo na sua nova sala de aula. Houve umas lagrimazitas à mistura, mas com o desenrolar do dia o nervosismo foi passando.
Acredito que todos eles vão cumprir com sucesso esta nova missão. Boa sorte!
Ah! Foi neste dia que apareceram as primeiras borboletas na barriga ...